sexta-feira

As comidas tentadoras

Camarao na praia...Passear no sul da Bahia não significa apenas belas praias e gente morena. É também a terra de comidas tentadoras e inesquecíveis, como a carne do sol, herdada dos sergipanos; as moquecas de peixe, siri e camarão; o acarajé da baiana; farofa de jabá; carangueijo de várias maneiras; pitús suculentos; siris e sua carninha branca; entre outras delicias.
Experimente também os sorvetes da Danúbio Azul e da Brunelli, feitos com frutas da região, como côco, maracujá, jaca, açai, umbú, genipapo, cacau...
Nem tente resistir aos doces de genipapo, cacau, leite, jaca... Para o caso de você voltar para casa e ficar com saudades, aqui vai uma receita de Acarajé que pode ser feita em casa.

Faça Acarajé

Os ingredientes para uns 40 acarajés são os seguintes:
- 2 kg feijão fradinho quebrado
- 1/2 kg cebola ralada
- sal a gosto
- dois litros de azeite de dendê
- camarão seco
Deixe o feijão de molho por uma hora e meia, depois moa num processador ou no liquidificador. Misture a cebola e o sal. Bata bem a massa até ela ficar homogênia. Esquente o azeite até ele ferver.
Pegue a massa com uma colher grande de pau e vá jogando no azeite, como bolinhos. Ele estará bom quando ficar dourado dos dois lados. Enquanto estiver na frigideira, coloque um camarão seco em cima, enfiado na massa, meio para fora.
O acarajé pode ser comido puro, com vatapá, salada picada, pimenta a gosto. A tradição manda comer com as mãos.

Bebidas deliciosas

No sul da Bahia é inevitável se apaixonar pelos sucos de frutas da região, como o cacau (o fruto do qual é feito o chocolate - mas que não tem gosto de chocolate), jaca, côco, umbú...
As mesmas frutas dão licores e batidas deliciosas. Os sucos podem ser feitos com água ou com leite e o mais famoso é o de cacau. Entre os licores o mais requisitado pelos turistas também é o de cacau, de gosto original e encorpado, mas o de genipapo vem logo em seguida como um dos preferidos.
Uma invenção baiana bem popular é o "capeta", uma mistura energética de frutas, bebidas alcoolicas e guaraná em pó. Outra invenção local é o "coquinho".
A receita: pegue um côco seco, tire a água, encha de vodka ou cachaça, tampe e vede com cera de vela, deixe guardado em lugar fresco e na sombra por um mês. A troca entre a carne do côco e a bebida produz uma coisa inesquecivel.

comida tipica